Marquinhas de Biquíni



Verão é tempo para ir a praia e tomar aquele sol para obter aquele bronze, mas falando assim pode ser perigoso. O sol em excesso pode causar vários problemas a pele como câncer, por exemplo.

Obter aquela marquinha sexy de biquíni sem se queimar requer alguns cuidados e uma certa paciência, dependendo da sua cor de pele.

O bronzeamento é um processo gradual na produção e liberação de melanina (proteína responsável pela pigmentação da pele), por isso exagerar no tempo de exposição irá causar queimaduras em peles não preparadas.

Alimentação:

Antes da exposição solar é importante observar sua alimentação. Uma alimentação rica em verduras e frutas é importante devido suas vitaminas. Frutas e verduras como cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata doce são ricos em beta caroteno, substancia que é favorável ao bronzeamento da pele.
O caroteno esta presente em quantidades menores em vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis.

Tipo de pele e o fator de proteção:

Como todo mundo sabe a pele mais clara “queima” mais do que a escura e por isso é importante saber qual nivel nosso protetor deve ter.
Nas primeiras semanas é recomendável a utilização de um FPS (Fator de Proteção Solar) alto, 15 ou mais.

O protetor solar leva de 20 a 30 minutos para atingir sua máxima proteção, por isso evite ao máximo se expor neste intervalo de tempo. Aplicação de uma camada generosa protege mais que uma camada fina e deve ser reaplicado a cada 2 horas ou quando mergulhar ou transpirar muito.

Utilize protetor solar devidamente certificado e de boa qualidade.

Horário de exposição solar:

No Brasil o horário com maior incidência de raios ultravioleta B esta entre 10:00 e 16:00, portanto não dispense o protetor.
Antes das 10:00 e depois das 16:00 são horários com maior incidência de ultravioleta A, o mesmo utilizado em câmaras de bronzeamento. Não se deve abusar, pois apesar de não queimar, causa envelhecimento precoce a sua pele e pode deixar mais suscetível a câncer.

Câmaras de bronzeamento artificial:

Uma maneira rápida, porem arriscada. Envelhece a pele a longo prazo além de causar rugas, manchas e predispor ao câncer, portanto não é recomendada para quem se preocupa com a saúde de sua pele.

Auto-bronzeadores

Perfeito para quem quer ter um bronzeado rápido e seguro. São cremes ou loções que provocam uma reação química na parte mais externa da pele tornado-a escura. O uso de auto-brozeadores não dispensa o protetor solar, uma vez que o auto-bronzeamento produz melanoidina que não é capaz de bloquear os raios ultravioleta.

Obter aquela desejada marquinha de biquíni no verão é bom e com saúde é melhor ainda. O segredo é começar cedo e com paciência, afinal mais vale um bronze firme e duradouro do que uma pele descamada.

Referência: [www.dermatologia.net / blog.brasilbikinis.com]